Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paixão por Lisboa

Espaço dedicado a memórias desta cidade

Paixão por Lisboa

Espaço dedicado a memórias desta cidade

Palácio da Bemposta - Paço da Rainha

"Carlos II de Inglaterra morria em 1685 deixando viúva D. Catarina de Bragança, filha do nosso Rei D. João IV...D. Catarina conservou-se em Hampton Court, até fins de 1692, data em que, se põe a caminho de lisboa...Faz a sua viagem por terra, atravessando a França, a Espanha e Portugal...vem a comitiva, estrada fora, até à capital, aqui chegando em 20 do mesmo mês de Janeiro do ano da graça de 1693...Seu irmão, El-Rei D. PedroII, foi esperá-la ao Limiar; e dali a conduziu, em luzido séquito, até o Palácio de Alcântara, onde D. Catarina ficou instalada.
Pouco tempo ficou a rainha em Alcântara. E durante um período de oito não houve fixá-la em qualquer palácio da capital...É muito provável que tais andanças e incómodos lhe sugerissem o desejo, por esse tempo, duma instalação definitiva, que fosse propriedade sua. Presa a esse desejo, deve a Rainha ter vindo visitar, no Campo da Bemposta, junto ao Campo do Curral e Carreira dos Cavalos, em sítio aprazível e lavado de ares, no termo da cidade, um conjunto de casas nobres e outras mais pequenas, uma horta, uma grande quinta que se estendia bom pedaço para norte, o que lhe pareceu a seu inteiro e real contento. Pertenciam tais propriedades a uma Senhora Dona Francisca Pereira Telles, viúva do Contador-Mor do Reino, Plácido de Castanhede de Moura, e filha do doutor Luiz Pereira de Barros, ao tempo já falecido. A parte vinculada desses bens tinham-lhe vindo em terça do testamento feito por seu citado Pai,- justamente as referidas casas nobres. Oresto adquirira-o o seu falecido marido com o esforço de engenhosa administração.
Depois das voltas de uso, ao tempo, em transacções desta importância, foram os bens vinculados subrogados por um Padrão de 16.466$666 com o juro de 658$666. Pelos bens livres pagou D. Catarina 12.967$547 reis...Obras de adaptação ao futuro <<Paço da Rainha>>, o que houve, segundo todas as probabilidades, foi uma adaptação, não muito profunda, daquelas paredes, à vida simples da Majestade que dentro delas veio viver o resto dos seus dias. As poucas benfeitorias provam-se não apenas com o facto de D. Catarina de Bragança ter morrido em 1705, portanto cerca de três anos depois de fechada a transacção que lhe deu a posse dos prédios, mas ainda vendo a planta do palácio, de divisões mesquinhas e irregulares; nela avulta o pormenor pouco elegante da entrada nobre, praticada num extremo do edifício. É de admitir que o arquitecto, cujo nome é hoje desconhecido, e que recebeu da Rainha o encargo de restaurar as casas nobres que haviam pertencido à viúva de Plácido Castanhede de Moura - tenha concebido o projecto de construir um segundo corpo do palácio, na continuação do primeiro, corpo esse que fosse até à esquina que deita para o Cabeço de Bola. A ser assim, como parece admissível, já o átrio de duas portas, que certamente serviam para a entrada e saída dos coches, ganharia a nobreza que não tem, a despeito dos frontões interrompidos, ladeados de leões e unicórnios, ornados de brazões bipartidos, sobre o escudo em lisonja, da infanta-Rainha, com as armas da Inglaterra e Portugal.
No edifício irregular e feio, onde com o rolar dos tempos os homens foram modificando, derrubando, acrescentando a seu talante, talvez por não lhes impor respeito a trça alheia a uma bela planta original, - existem ainda hoje três salas que, sem serem bonitas, mantêm talvez a sua primitiva expressão. São elas, com a fachada do palácio, o que ainda aqui existe verdadeiramente relacionado com o século XVII."
in Olisipo : boletim do Grupo "Amigos de Lisboa", A. X, n.º 40, Outubro 1947

Palácio da Bemposta, capela, joshua.jpg

Palácio da Bemposta, capela, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.

Atlas da carta topográfica de Lisboa, n 20, filip

Atlas da carta topográfica de Lisboa, n 20, filipe folque, in A.M.L.

Palácio da Bemposta, n i.jpg

Palácio da Bemposta, fotógrafo n/i, 

Palácio da Bemposta, capela, joshua 1.jpg

Palácio da Bemposta, capela, foto de Joshua Benoliel, in a.f. C.M.L.

 

Palácio da Bemposta, fachada principal, estudio m

Palácio da Bemposta, fachada principal, estudio mário novais, in a.f. C.M.L.

Palácio da Bemposta, fotógrafo n i.jpg

Palácio da Bemposta, fotógrafo n/i, in a.f. C.M.L.

Mais sobre mim

foto do autor

Calendário

Abril 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

 

Visitante

Tradutor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D